Etna Etna
Em cada uma das lojas da rede ETNA, uma casa bonita, funcional, confortável e que cabe no bolso pode ser montada rapidamente economizando tempo e dinheiro. Ambientes assinados por profissionais também propiciam soluções de combinação e aproveitamento de espaço, permitindo inspiração com ideias de quem mais entende do assunto. Afinal, a rede varejista continua fiel a sua missão de oferecer design ao alcance de todos, disponibilizando ao consumidor tudo para a casa em um só lugar seja qual for seu estilo. 
A história 

Tudo começou quando os fundadores do Grupo Vivara, liderados por Nelson Kaufman, que até então atuavam no mercado de luxo com a famosa rede de joalherias, resolveram diversificar seus investimentos ingressando em um segmento completamente diferente: o varejo de móveis e decoração. Inspirados por grandes varejistas americanas, conhecidas como “Home Fashions”, a ideia era oferecer pela primeira vez aos consumidores em um único estabelecimento para decorar a casa, do cinzeiro à geladeira. Nelson viajou por sete países para conhecer lojas semelhantes. Sua principal referência foi a rede sueca Ikea. Em pouco mais de um ano e R$ 30 milhões investidos, o que era um projeto se tornou realidade. Exatamente no dia 11 de agosto de 2004 foi inaugurada a primeira loja da ETNA, localizada estrategicamente em uma região de forte poder aquisitivo (próximo a grandes centros empresariais, shoppings e hotéis), no bairro do Brooklin na zona sul de São Paulo.

O modelo de negócio era inovador. Para começar, a loja era imensa, 12.000 m², ou o equivalente a dois campos de futebol, elegante, moderna e chamativa, com seu gigantesco logotipo amarelo na fachada. Todo projeto arquitetônico da loja, comandado por Maurício Queiroz, era ciência pura. Ao pisar na loja, o consumidor era “convidado” a percorrer um trajeto labiríntico estabelecido pela disposição de prateleiras, salas, quartos, escritórios e cozinhas. Para que o visitante não percebesse a imensidão da loja e não se sentisse cansado de antemão, o arquiteto projetou o ambiente de tal forma que ninguém enxergasse mais que 20 metros à sua frente. No setor de jardinagem havia até céu artificial com nuvens fotografadas e impressas em placas iluminadas. Além disso, um café com ambiente moderno sugeria uma relaxante parada antes de mais uma etapa da maratona de compras. Dividida em 150 ambientes, a loja possibilitava ao consumidor decorar sua casa por completo com mais de 130 mil itens à disposição, entre móveis, presentes, eletrodomésticos e acessórios de cama, mesa e banho. Ou seja, era praticamente impossível sair da ETNA sem comprar nada. O primeiro slogan adotado para a marca era “Etna: o bem estar mora aqui”. Além disso, inicialmente foram produzidos 350 mil catálogos de 64 páginas. O sucesso foi praticamente imediato: a loja vivia abarrotada.
Em 2005 a rede inaugurou sua primeira loja fora da capital paulista, em Campinas no interior do estado. A grande novidade era sua localização dentro de um shopping center. Em 2007, São Paulo ganhou uma segunda unidade na marginal Tiete, e pouco depois foi a vez da primeira loja ser aberta no Rio de Janeiro. Em 2009, a ETNA inaugurou sua primeira unidade fora do eixo Rio-São Paulo, localizada dentro de um shopping center na cidade de Salvador. A empresa também lançou o evento Decora Etna, uma mostra que expõe tendências de decoração assinadas por profissionais de renome, com dicas e soluções de combinação para renovar a casa com design, charme e muita economia, deixando-a funcional e confortável.
Nos anos seguintes a rede inaugurou lojas em cidades de outros estados do país, como Natal, Caxias do Sul, Brasília, Recife, Campo Grande, entre outras. Além disso, a empresa passou a investir na comercialização de marcas próprias para ganhar fôlego na concorrência com a Tok&Stok. Outra novidade foi a inclusão em sua linha de produtos de eletrodomésticos como liquidificador, máquinas de café, panelas elétricas, batedeiras, ferros de passar, entre outros itens.
A ETNA também estreou unidades com o novo conceito da rede: um formato funcional, customizado para shopping centers. Mais recentemente, a ETNA inovou mais uma vez e lançou seu novo site de comércio eletrônico, onde é possível comprar mais de 7 mil produtos com apenas dez cliques. Além disso, o site traz novidades como cadastro de produtos com fotos de alta resolução, manuais de montagem disponíveis para download e serviço de televendas.
Outro fator importante para o sucesso da rede é o Liquida Etna, ação anual realizada pela rede onde o consumidor consegue comprar inúmeros itens por até 70% de desconto. A ETNA segue fiel a sua missão: oferece tudo para a casa e escritório. São móveis, decoração, cama, mesa e banho, tapetes e cortinas, iluminação, utilidades domésticas e presentes diversos para todos os estilos. Tudo em um único lugar. Para a rede, a decoração da casa pode seguir o momento de vida de cada um, seja um jovem solteiro, recém-casados, um casal aguardando a chegada de um filho ou uma grande família.

A marca no Brasil 

Atualmente a ETNA, a mais completa varejista brasileira no segmento de decoração e móveis, conta com 18 lojas localizadas nos estados de São Paulo (Capital, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto), Rio de Janeiro (Capital), Bahia (Salvador), Rio Grande do Norte (Natal), Paraná (Curitiba), Rio Grande do Sul (Caxias do Sul), Minas Gerais (Uberlândia e Belo Horizonte), Santa Catarina (Joinville), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Ceara (Fortaleza), Pernambuco (Recife), além do Distrito Federal. A rede também oferece seus produtos través de um moderno site de comércio eletrônico. A rede ETNA possui um enorme centro de distribuição localizado em Barueri (São Paulo) com 20.000 m² e capacidade de armazenagem superior a 700 mil itens. São mais de 150 quilômetros de prateleiras e 30 docas de expedição e recebimento, por onde circulam mais de 40 mil peças por dia. 
Você sabia? 

● Além do espaço destinado à exposição de produtos, a ETNA também oferece em algumas de suas lojas uma grande área de lazer com quiosque para café, restaurante, infantário, auditório para cursos, floricultura e livraria. 

● A nome da marca foi inspirado no famoso vulcão localizado na ilha da Sicília, o mais alto da Europa. O vulcão italiano é um dos mais ativos do mundo. 


Por Blog Mundo das Marcas - www.mundodasmarcas.blogspot.com.br
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Tags: Etna, Case de sucesso, Varejo, Decoração, Móveis, Casa, Varejista
05/01/2017 - Lojas CEM
19/01/2017 - Marisa
17/11/2016 - Extra
03/11/2016 - Oakley
20/10/2016 - Los Paleteros
05/12/2016 - Abercrombie & Fitch
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
brinquedos roupas calçados varejista fast food restaurantes vestuário acessórios negócios decoração design moda móveis varejo marcas americanas marcas brasileiras cosméticos beleza alimentação inovação

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront