A melhor técnica que existe A melhor técnica que existe
Por Roberto Vieira Ribeiro

Quando voltei de uma convenção de vendas em que fui o palestrante, meu filho perguntou:

- Pai, qual a melhor técnica de venda que existe?

- É o ‘sim’, querido, respondi.

- Como assim? Explica melhor.

- Filho, ‘sim’ significa o que é positivo e afirmativo. E a vida é um eterno ‘sim’ ao contrário do que alguns possam pensar. Quando criamos situações favoráveis ela nos diz ‘sim’, e faz o mesmo quando a alternativa é desfavorável. Ou seja, os ‘nãos’ que criamos recebem ‘sim’ da vida, também.

A questão está em só construirmos alternativas boas e nos posicionarmos de acordo com o fluxo natural da vida, que tudo tende a funcionar melhor. É como descer um rio a favor da correnteza. Lembra daquele passeio em que experimentamos fazer o contrário? É possível, mas difícil e trabalhoso.

- Bacana esta comparação, pai, mas ainda não entendi direito.

- Filho, ‘sim’ significa assumir as responsabilidades e fazer as escolhas certas. A sua mãe e eu, por exemplo, quando nos conhecemos dissemos ‘sim’ para o amor verdadeiro. E você nasceu e vive em um lar harmonioso e feliz porque dissemos ‘sim’ para a família.

Quando eu disse ‘sim’ para a profissão de vendas também procurei conhecer com o que deveria me comprometer para ser bem sucedido. Coisas como, saber me relacionar bem com as pessoas e investir para estar sempre atualizado e preparado. É por isso que leio bons artigos e livros, compro áudios e vídeos e assisto a muitas palestras.

- Mas e quando você não pode dar o que o cliente quer? E às vezes em que eu quis fazer algo e você não autorizou?

- Em todas estas ocasiões você recebeu outros ‘sim’, alternativos. Em alimentos, brincadeiras, horários etc... E o cliente que negocia com um vendedor ‘sim’, também recebe o melhor e é provável que queira comprar dele.

- Filho, em tudo que fazemos na vida, seja em nossa profissão, nos esportes ou na escola, a primeira providência é dizermos ‘sim’ para nós mesmos. Ou seja, reconhecermos nossas qualidades e potenciais. Até porque, ai fora há pessoas que vão tentar puxar o tapete para nos desequilibrar e tirar vantagens disso. É por essas e outras que você já me ouviu fazer afirmações como:

. No que você acredita faz uma tremenda diferença para os resultados que obtém;

. Você pode conquistar seus sonhos;

. Não importa de onde você vem, e, sim, o que está disposto a fazer para chegar aonde quer;

. Vale a pena viver e trabalhar para realizar a sua missão na vida: a minha é inspirar pessoas e a sua, qual é? Faça acontecer.

O meu objetivo ao dizer isto para as pessoas é estimular a crença positiva delas. Aliás, você recebeu esses cuidados desde quando estava na barriga da sua mãe. E eu lhe dizia palavras positivas como as que falo todas as noites, antes de você dormir.

- Puxa, pai, isso é gostoso porque me faz sentir confiante e protegido.

Eu lembro do quanto você insistiu para eu chutar com a perna esquerda em nossas brincadeiras. E da ocasião em que me ensinou a imaginar a bola entrando no gol antes de bater o pênalti, por exemplo.

Eu acreditei que podia fazer melhor, treinei e me tornei o artilheiro do time!

- Pois, é, querido, não é a toa que você é um menino alegre, inteligente e ativo. Que vai bem na escola, gosta do que é saudável e vive cercado de amigos onde quer que vá. Isso tem muito a ver com a técnica do ‘sim’. Ela é a melhor que existe porque estimula as pessoas a acreditar em si mesmas, a cultivar pensamentos positivos e atitudes vencedoras.

- Concorda com isto filho?

- Sim, pai! E você também vai dizer sim para o aumento de mesada que eu pedi, não é mesmo?

- É claro que sim, filho, respondi. E, ele correu a brincar, satisfeito. Sem saber que eu estava disposto a lhe dar uma mesada ainda maior. Pois, como dizia Onassis: “nunca ninguém vai lhe dar mais do que aquilo que você pedir.”

Mas, ele ainda é criança e certamente aprendera. E você?

Pense grande e faça.

Sim.

Roberto Vieira Ribeiro
Palestrante especialista em Motivação e Vendas, diretor do Instituto Beija-Flor de Psicologia, PNL, Consultoria e Treinamento, Administrador de empresas e Pós-Graduado em Marketing.
www.motivacaoeresultados.com.br
E-mail: roberto@motivacaoeresultados.com.br

Tags: Vendas, Varejo, Varejista, Relacionamento, Sucesso
Aguarde...
Popularidade: 5 (1 Votos)
03/01/2017 - O Vendedor de Sonhos
28/04/2017 - Não dá mais para brincar de vendinha
03/04/2017 - 6 práticas que matam suas vendas
10/03/2017 - 3 perguntas para identificar se o seu varejo é eficiente
14/03/2017 - Quer vender mais? Conte uma boa história
28/03/2017 - Vendedor, o seu cliente é promotor, neutro ou detrator?
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
varejista comércio atendimento vendedores relacionamento atendimento ao cliente varejo consumo vendedor sucesso crise negócios desempenho dicas de vendas ecommerce marketing cliente dicas treinamento vendas

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront