Longa vida ao Titanic Longa vida ao Titanic
Por Sérgio Santos

Como transformar sua loja num Transatlântico insubmergível:

PRIMEIRO: Cuidado com o excesso de confiança e vaidade. O que afunda uma empresa varejista não é falta de crédito, é o excesso. O Titanic era realmente bom, o que o afundou foi o excesso de confiança e vaidade das pessoas que o dirigiam;

SEGUNDO: Tudo que tem vida muda diariamente. Adapte - permanentemente/diariamente - sua loja à vida em torno dela. Adapte diariamente sua loja a seu público, pois ele torna-se mais exigente a cada experiência de compra. Adapte sua empresa à vida da sua rua, bairro etc..

TERCEIRO: Cuidado para não transformar pessoas automotivadas e idealistas em mercenárias. Os funcionários que não abandonam o barco são aqueles automotivados. Os músicos do Titanic. Campanhas ou palestras não motivam - no máximo - podem despertar a automotivação adormecida de alguns. Estas ações, em geral, apenas manipulam a vontade das pessoas por um determinado tempo, transformando-as momentaneamente em mercenárias. As pessoas automotivadas gostam do que fazem, gostam e se orgulham do lugar em que trabalham, gostam das pessoas com que convivem e por isso elas chegam antes e saem por último. Entregam-se (de corpo e alma) ao trabalho - à sua missão;

QUARTO: Para encontrar pessoas automotivadas comece procurando em você mesmo. Se você é um empresário idealista e automotivado então você sabe que sua empresa existe para cumprir uma missão social: satisfazer - com excelência - as necessidades e os desejos de seu maior ativo: seus Clientes. A conseqüência disso atende outros compromissos sociais: gera empregos, impostos e, claro, o mais importante: seu lucro;

QUINTO: Sua equipe – assim como seu filho - pode lhe dar alegrias e tristezas. Depende da qualidade da educação que você dá a ela. Se você conhece os pontos fortes e fracos de cada integrante de sua equipe, você pode – e deve – fornecer-lhes recursos intelectuais para que possam “tocar seu barco” com força e competitividade.

Sérgio Santos
Sócio e Presidente da OXXIGENIO Marketing de Varejo, conferencista, consultor e professor de marketing de varejo
E-mail: ssantos@oxxigenio.com.br
www.oxxigenio.com.br

Tags: Vendas, Varejo, Varejista
Aguarde...
Popularidade: 5 (1 Votos)
03/01/2017 - O Vendedor de Sonhos
28/04/2017 - Não dá mais para brincar de vendinha
03/04/2017 - 6 práticas que matam suas vendas
10/03/2017 - 3 perguntas para identificar se o seu varejo é eficiente
14/03/2017 - Quer vender mais? Conte uma boa história
28/03/2017 - Vendedor, o seu cliente é promotor, neutro ou detrator?
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
cliente marketing dicas de vendas comércio sucesso consumidor varejista atendimento negócios relacionamento consumo atendimento ao cliente vendedores ecommerce dicas varejo crise vendas treinamento vendedor

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront