• Setembro de 2017
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Tecnologia aproxima varejista do consumidor

A previsão da Confederação Nacional do Comércio (CNC) sobre o crescimento do varejo em 2014 foi revisada para baixo em junho último e não deve ultrapassar os 4,7%. Especialistas acreditam em chances de recuperação, ainda que nada muito expressivo.

Do outro lado estão os principais interessados em que o cenário mude: os varejistas. E para isso investem em inteligência de negócios no lugar de palpites sobre como alavancar as vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Como explica a diretora geral da Virtual Gate, Heloísa Cranchi, “à medida que as empresas varejistas se expandem, surge a necessidade da adoção de sistemas de análise e pesquisa que indiquem como se comporta o novo consumidor, sem ‘achômetros’ e sim com análises fundamentadas em números”.

Para medir a concentração de clientes nas lojas potencializando as vendas, novas tecnologias estão disponíveis no mercado para ajudar os varejistas. É o caso da solução ofertada pela Virtual Gate, que fornece soluções para o varejista aumentar vendas por meio da gestão do fluxo de consumidor e da taxa de conversão. Umas das formas de mensurar como está sua estratégia de marketing e se ela está surtindo o efeito esperado é por meio da medição do fluxo de clientes nas lojas. Medi-lo é possível e determinante para que novas medidas de expansão sejam adotadas. Tão importante quanto mensurar quantas pessoas circulam nas lojas é saber quantas dessas visitas são convertidas em vendas.

A solução da Virtual Gate possibilita informações variadas de fluxo que podem ser convertidas em ações estratégicas de acordo com a sazonalidade dos PDVs, permitindo uma melhor administração das lojas, bem como de suas estratégias de marketing e de planejamento operacional. Graças à utilização da tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (vídeo-analytics) e posterior análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão é possível obter uma melhor gestão de todos os processos da loja, desde a escala de funcionários em horários de maior fluxo.