• Setembro de 2017
Home / Artigos / Vendas

Vendas de carros usados caem em junho, e alta no ano desacelera

Além da baixa nas vendas de carros zero quilômetro, junho também foi ruim para o comércio dos usados. As vendas caíram 12,7% sobre maio, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Porém, considerando o acumulado do ano, as transferências de carros usados continuam em alta sobre 2013, diferente do que ocorre com os emplacamentos de carros novos.

Com o mau desempenho em junho, no entanto, essa alta desacelerou de 5,67%, como era até maio, para 4,65% no 1º semestre. Ambos os resultados são na comparação com iguais períodos de 2013, quando o setor de usados começou a reagir a uma crise iniciada em 2012.

Aquela foi a época em que o governo zerou o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros com motor até 1.0 e passou a dar desconto para os que tinham propulsor até 2.0 litros, para incentivar a indústria.

Agora, com o desconto no IPI ainda presente, porém menor, as vendas de carros novos caíram de novo e o mercado de usados está reaquecido.

Em junho, a proporção continuou a mesma de maio: a cada carro zero quilômetro emplacado no Brasil, 3 usados foram vendidos. É o que a Fenabrave considera um patamar normal.

Fonte: G1