Vender é básico, simples. Vender é básico, simples.
Por Jurani Parente

Vejo muita empresa no mercado investir em boa tecnologia, instalações, produtos, em fim, mecanismos que possam através da tecnologia amparar a empresa na tentativa de dar suporte para que possa se manter no mercado.

Hoje a grande pergunta não é o que vai vender, e sim, o que fará para continuar vendendo para seu cliente? O segredo está não só em vender, mas além de tudo em saber até que ponto seu cliente precisa e sente a necessidade de seus produtos ou serviços. Até que ponto você como empresa é importante para seu cliente.

Algumas empresas se destacam não só pelo que vendem e sim principalmente o que elas representam para seus clientes, é o grau de comprometimento que a empresa tem em relação ao cliente que está fazendo o diferencial. E que comprometimento é esse?

a) Desenvolvimento de novos produtos – hoje a preocupação deve está acima da qualidade, é o conceito que o produto ou serviço está apto para resolver o problema de alguém (cliente), não esquecer, mesmo partindo na frente em lançamentos de produtos ou serviços a empresa deve sempre lembrar de “aperfeiçoar seus produtos ou serviços antes que um concorrente o faça”;

b) Outro ponto importante é a empresa conseguir ver uma maneira mais ampla de servir aos seus clientes. Quando se trata de fabricante e lojista é fundamental que o fornecedor se preocupe em ajudar seu cliente a vender com melhor qualidade, maior rapidez não esquecendo nunca da rentabilidade. Neste caso vejo com muita qualidade o trabalho que uma indústria de colchões no Ceará está fazendo. A Soft Pluma criou um festival e o batizou de: Sinta-se nas nuvens, festival de produtos Soft Pluma. Existe todo um trabalho extremamente profissional, com pessoas qualificadas em marketing, vendas, gerenciamento, e promotoras, para dar todo suporte aos lojistas das cidades que acontecem os festivais. Como eles costumam falar é uma festa que envolve todo um potencial de criatividade, profissionalismo e dedicação;

c) Avaliar novas oportunidades – é fundamental que a empresa esteja sempre atenta para novas oportunidades de mercado, o que o mercado fala para ela sem que muitos percebem;

d) Está atento as exigências de seus clientes - trabalhar a importante ferramenta chamada “informação:” Satisfação, rejeição, problemas de entregas, em fim, saber usar o que chega através da informação;

e) É muito importante que todo fornecedor trabalhe o treinamento de qualificação em relação a seus produtos com seus clientes. É básico que todo pessoal esteja treinado e apto a vender seus produtos ou serviços.

Por fim, deixei um parágrafo em especial para um dos itens que muitas empresas se perdem e não sabem por quê. É o caso de problemas não resolvidos. Muitos “vendedores” conseguem jogar fora um trabalho de muito tempo porque não resolvem os problemas, ou simplesmente emburra com a barriga.

O pior é que muitas vezes o cliente não fala, simplesmente ele muda de fornecedor. Vejo com muita preocupação quando uma loja vende um produto e depois hipoteticamente, quando o cliente volta para reclamar que deu defeito o “vendedor” simplesmente indica a assistência técnica. É fundamental o acompanhamento e principalmente saber o grau de satisfação depois do problema resolvido... Porque quando o cliente precisar comprar novamente ele poderá lembrar onde fez a última compra...

Jurani Parente
Consultor de vendas, autor do livro: "A arte de vender sempre mais"
E-mail: juraniparente@secrel.com.br

Tags: Vendas, Varejo, Varejista
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