Dicas úteis em vendas Dicas úteis em vendas
Por Roberto Vieira Ribeiro

1) Para manter o entusiasmo.

Há vários fatores que podem nos conduzir ao desânimo, a começar por nós mesmos e as pessoas com as quais nos relacionamos. Porque mesmo sem ter esta intenção, costuma ser mais fácil destruir do que construir seja lá o que for. Os exemplos estão por toda parte: no meio ambiente, nos relacionamentos, em negócios etc... E, o nosso estado emocional também está suscetível a isso.

A boa notícia é que, reconhecer este fato nos confere a alternativa de desenvolver hábitos que minimizem os riscos, o que representa uma vantagem que não deveria ser desperdiçada. Eis algumas sugestões:

- Tenha junto de você, por escrito, e consulte diariamente, as suas metas profissionais de curto prazo e algo que represente os benefícios que você terá ao alcançá-las. A foto do presente que vai dar para o seu filho ou do local onde viajarão nas próximas férias, por exemplo. Lembrando-se que, ambos, metas e prêmios, deverão ser desafiadores, mas compatíveis com o seu estágio atual. E, que acompanhar o progresso que está obtendo diariamente, visa estimular dois aspectos essenciais para o sucesso em vendas: seu lado racional, que é o responsável por suas atitudes práticas; e o emocional que o ajuda a lidar melhor com as pessoas, e o faz perseverar quando os resultados estão aquém do planejado.

- Cultive um ambiente familiar harmonioso, alimentação saudável e a boa forma física.

- Utilize trajes e equipamentos de trabalho adequados para causar boa impressão e sentir-se bem, mantendo-os sempre organizados.

- É possível que a empresa na qual você trabalha tenha bons programas de Treinamento & Desenvolvimento. Felizmente, isso está ficando mais comum a cada dia que passa. Sendo esta a sua realidade ou não, invista em seu aprendizado continuado, porque esta atitude o coloca em posição vantajosa em relação a boa parte dos nossos colegas de profissão. E, faz um bem enorme para a sua auto-estima e autoconfiança, também.

Puxando a brasa para a minha sardinha, dê atenção especial aos áudios sobre técnicas de venda e motivação. Eles são excelentes para reforçar o aprendizado nos momentos e locais mais apropriados, inclusive, durante o tempo que seria perdido no trânsito.

2) A secretária não deixa você falar com quem precisa?

O fato é que, filtrar as ligações e os contatos pessoais faz parte da rotina de quem exerce estas funções. Portanto, relaxe, não se trata de alguma conspiração contra você. E, quanto mais competente for esta profissional, tanto melhor, pois ela sempre preservará os interesses da empresa e pessoas para as quais trabalha. Então, desde que você leve isto em conta e apresente-se de maneira clara, segura e objetiva, obterá excelentes resultados neste passo da venda.

3) Perdeu a venda para o concorrente?

E daí? Não se pode ganhar todas. Mas, você sempre poderá ter lucro nas negociações que participar, desde que entenda que o negócio não se encerra quando a decisão do cliente foi tomada. Pois, para os profissionais de verdade as oportunidades de negócios não cessam nunca.

Talvez, com o cliente em questão demore, entretanto, o que você aprender aqui poderá aplicar imediatamente em outras transações em andamento. Porque a venda não é um jogo de azar nem de sorte, e a atualização profissional permanente é um dos fatores que separa os melhores dos outros.

Haja tal qual um detetive; alimente boas fontes de informação e investigue todos os fatos: Qual foi o motivo do crime? Ops, digo, da escolha pelo fornecedor concorrente? A qualidade do produto? Preço? Prazo de entrega? Condições de pagamento? Serviços agregados? Imagem da empresa? Assistência técnica? Experiências anteriores com a sua marca? Atendimento?... E, não basta prender os criminosos, é preciso agir preventivamente. Ou seja, a idéia não é encontrar culpados, mas investir na melhoria contínua e promover resultado$ crescentes.

4) As suas vendas estão despencando?

Aconselhe-se com o seu gerente ou diretor, da maneira certa. Faça a lição de casa: analise a sua rotina de trabalho dos últimos dois ou três meses, de maneira a concluir se está investindo o tempo da melhor maneira. E, considere todos os procedimentos envolvidos: trabalho ao telefone e em campo; atendimento a clientes novos e em carteira; os produtos e serviços que foram abrangidos pelas propostas emitidas; estude os negócios fechados e também os que foram perdidos, tanto o histórico das negociações quanto o conteúdo das propostas etc...

Enfim, considere todos os aspectos do seu trabalho, tire conclusões, anote dúvidas e de posse disso peça ao chefe que invista o seu precioso tempo em você. Possivelmente, ele terá muito a contribuir e, juntos, vocês planejarão os passos que o reconduziram ao caminho das vendas crescentes. E, mais, estou certo de que com este grau de profissionalismo você ganhará pontos preciosos com seus superiores na empresa.

E para concluir, lembre-se que: enquanto alguns choram outros vendem lenços. Portanto, fé em Deus e pé na tábua.

Roberto Vieira Ribeiro
Palestrante especialista em Motivação e Vendas, diretor do Instituto Beija-Flor de Psicologia, PNL, Consultoria e Treinamento, Administrador de empresas e Pós-Graduado em Marketing.
E-mail: roberto@motivacaoeresultados.com.br
www.motivacaoeresultados.com.br
Tags: Vendas, Varejo, Varejista
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