O poder do sorriso O poder do sorriso
Por Mariana Zocratto

Alguém sabe a força exata que tem um sorriso? Provavelmente não, mas sabemos que é uma força enorme. Imagina a força que tem um sorriso sincero na hora de atender um cliente! Imaginou? Com certeza você está recordando experiências que já teve ao se dirigir a uma loja e a primeira coisa que o vendedor fez foi sorrir para você. Ou não, ao invés de sorrir para você, ele foi mal educado e não te deu atenção. As duas situações, muito comuns, acarretam sentimentos opostos e são extremamente importantes na decisão de compra.

Guy Kawasaki, em seu livro Encantamento: A arte de Modificar Corações, Mentes e Ações, fala dentre vários temas, da importância sorriso. Nesse livro ele coloca:

“Quanto custa sorrir? Não custa nada. Quanto custa não sorrir? Tudo, se isso prejudicar a sua relação com as pessoas. Enquanto o nosso sorriso passa uma mensagem clara sobre o nosso estado de espírito, quando não sorrimos criamos uma abertura para inúmeras interpretações, incluindo o mau humor, a indiferença e a raiva – e nenhuma dessas características o ajudará a encantar as pessoas”

Boas experiências nos incentivam a voltar e tê-las novamente. Uma experiência negativa, não. É claro que sorrir parece uma receita simples, óbvia, mas então por que as pessoas a não fazem? Quantas vezes por dia você chega em um lugar, tentar ser educado, e não recebe nem um bom dia de volta? Muitas! Isso é algo que pode influenciar a experiência do seu consumidor ao longo de todo o processo em que ele vai se relacionar com sua marca.

Recentemente vi uma entrevista com o escritor americano Daniel Pink sobre seu quinto livro To Sell Is Human: The Surprising Truth about Moving Others, ainda não lançado no Brasil, onde ele falou da questão de saber vender e conquistar os consumidores. Pink coloca que é necessário saber ouvir o que os outros querem e entender qual oportunidade você tem. “Você precisa ajudar a pessoa a melhorar a vida dela. Se souber conduzir esse processo de forma tranquila, vai vender e ter bons resultados. O vendedor deve procurar entrar em sintonia com o comprador e entender de que ele precisa”, afirma o escritor.

E você? Quantas vezes você sorriu hoje? Lembre-se: sorrir não custa nada, já o contrário pode te custar muito!

Mariana Zocratto é jornalista, social media e colunista do Ideia do Marketing.

Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/2013/06/10/o-poder-do-sorriso-quanto-te-custa-sorrir/
Tags: Atendimento, Comportamento do consumidor, Comunicação, Encantamento, Sorrir, Sorriso, Vendas
28/04/2017 - Não dá mais para brincar de vendinha
03/04/2017 - 6 práticas que matam suas vendas
28/03/2017 - Vendedor, o seu cliente é promotor, neutro ou detrator?
23/03/2017 - Dia do Consumidor – um dia que nunca termina
23/08/2017 - Soluções aliadas para aumentar as vendas
28/07/2017 - Do clique à compra
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
vendedores ecommerce treinamento varejo online atendimento ao cliente varejista sucesso negócios consumo crise vendedor cliente varejo marketing consumidor dicas de vendas comércio atendimento vendas dicas

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront