4 ações brilhantes que farão o cliente voltar à sua loja virtual 4 ações brilhantes que farão o cliente voltar à sua loja virtual
Por Felipe Martins

Os grandes índices de faturamento do e-commerce nacional atraem, constantemente, novos empreendedores ao mercado virtual. E, com a chegada de novas lojas virtuais, diferenciar-se já é uma questão de sobrevivência para conquistar a preferência do consumidor, cuja exigência está mais aprimorada.

Seja em datas comemorativas ou mesmo durante o decorrer do ano, algumas estratégias são interessantes para despertar no consumidor o desejo de manter-se frequente em seu e-commerce. Confira a seguir algumas dicas, as quais separamos em ações técnicas e ações emocionais.

– Ações técnicas

Essas ações podem ser desenvolvidas em seu e-commerce, e seus resultados podem ser mensurados por meio de relatórios de origem e conversões.

Resultados regionais em SEO. Como a concorrência é grande, trabalhar com mecanismos de busca exige diferenciação. Um desses diferenciais é direcionar os resultados para pesquisas feitas regionalmente, ou seja, ao executar SEO local, os clientes na região de sua empresa serão atraídos; o que, automaticamente, influencia o valor do frete, que será mais barato devido à proximidade do local de entrega.

Marca bem aproveitada. Aproveitar corretamente a sua marca pode render ótimos resultados para seu e-commerce. Além dos produtos comercializados em sua loja, que tal criar produtos específicos com sua marca? Por exemplo, se você trabalha com artigos para escritório, mande de brinde uma caneta ou mesmo um pen drive com sua marca impressa neles. A ideia é surpreender o cliente com algo que ele não espera, e levar sua marca cada vez mais longe.

– Ações emocionais

Essas ações podem ser aplicadas ao seu e-commerce, mas a mensuração será pessoal, através do acompanhamento e feedback do consumidor.

Relacionamento com o cliente. Não existe nada mais impessoal do que comprar pelo computador: você não fala com ninguém; não há quem te olhe nos olhos, nem escute você. Você mesmo faz a pesquisa, escolhe e conclui a compra; nada de interação. Pode ser suficiente para algumas pessoas, mas para outras não. Por isso, além de oferecer uma experiência super satisfatória de usabilidade para o consumidor, é interessante manter contato direto com o cliente virtual, para diferenciar-se de todas as demais empresas que cumprem muito bem a primeira parte; assim, ele terá motivos para voltar, por se sentir bem tratado.

Embalagens personalizadas. Pode até parecer um gasto a mais para o e-commerce, mas embalagem personalizada é um investimento poderosíssimo para trazer o cliente de volta ao negócio. Lembre-se que o mercado está repleto de empresas e que seus consumidores já tiveram muitas experiências com outras lojas virtuais. Que tal encantar o consumidor quando ele não está esperando? O impacto será muito positivo, e o pós-venda, fantástico.

Não subestime os detalhes; os consumidores estão em busca de motivos para negociar em sua loja virtual. Portanto, capriche nas ações destacadas, vale a pena investir em diferenciais para conquistar o fator que realmente movimenta suas vendas: o cliente.

Como resultado, imagine um consumidor que pagará um frete menor, receberá um brinde com sua marca; se sentirá bem tratado em seu e-commerce, e receberá o produto que comprou com uma embalagem encantadora em sua casa. Eu voltaria a este e-commerce, e você?

Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. 

Tags: Ecommerce, Lojas virtuais, Marketing, Mercado, Vendas
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