Vender mais com o mesmo Vender mais com o mesmo
Por Fernando Lucena

Não, você não leu errado, é exatamente isso: vender mais com o mesmo!

Já sabemos que fazer mais com menos é uma premissa da eficiência em vendas, ainda mais quando a economia não ajuda. Mas chegou a hora também de se esforçar, e muito, para fazer render cada oportunidade de venda.

Em tempos mais difíceis, o melhor seria conversar muito com a sua equipe e descobrir como ajudá-los. Em que etapas do atendimento ao cliente ou do processo da venda, o vendedor precisa de ajuda? Como melhorar os procedimentos internos e dar ao cliente uma experiência de venda cada vez melhor?

Por exemplo, com o mesmo movimento é possível converter mais oportunidades em efetivas vendas. Se o movimento diminui, se torna muito importante aproveitar cada oportunidade como se fosse a única.

Além disso, um mesmo cliente pode valer mais em termos de vendas, basta que o vendedor saiba como descobrir e aproveitar seu potencial. Podemos vender mais se ao menos investirmos em oferecer mais itens para cada cliente e/ou oferecer itens de maior valor em cada atendimento.

Em ambos os casos o vendedor vai precisar de conhecimento de produto e técnicas de venda, e isso pode e deve ser passado pelo gestor e acompanhado diariamente. É claro que a vontade do vendedor em aprender e praticar também é muito bem-vinda.

Acredite! Na dificuldade encontramos a oportunidade!

Quem sabe não chegou a hora de formar um verdadeiro time de vendas? Esta não seria realmente a hora de oferecer um atendimento nota 10, de ser para cada cliente realmente o profissional que ele sempre sonhou em encontrar? Quem sabe não conseguimos prosperar justamente quando tudo parece ir tão mal?

Fernando Lucena é consultor e presidente do Grupo Friedman. Possui especialização em Varejo pela Coppead - UFRJ e pós-graduação em Administração de Empresas pelo IBMEC. O Grupo Friedman é a única empresa brasileira licenciada pelo The Friedman Group - consultoria internacional de varejo que atua em mais de 25 países. Para saber mais sobre o Grupo Friedman acesse www.friedman.com.br. 

Tags: Vendas, Varejo, Eficiência
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