Ser uma autoridade em seu segmento influencia suas vendas Ser uma autoridade em seu segmento influencia suas vendas
Por Fabio Nascimento

Vender é muito mais do que apenas oferecer produtos ou serviços. Também não é apenas mostrar o que estes têm de vantajoso em relação a concorrência. Cada vez mais, o relacionamento e a confiança, são fatores fundamentais para o processo de vendas. Se você confia em alguém, tem muito mais chances de comprar algo que esta pessoa vende ou indica, não é? E nós temos uma tendência natural de confiarmos em pessoas com autoridade em determinado assunto.

Neste contexto, a construção de uma autoridade em seu nicho é algo que você precisa buscar sempre, para que o relacionamento com sua audiência, seja sempre algo a ser construído de maneira saudável e sustentável.

Mas a construção da autoridade em determinado nicho de mercado, nem sempre e algo simples. Muitas coisas estão envolvidas e você precisa, sempre entender isso de forma ampla. Veja agora 4 passos para construir sua autoridade e impulsionar suas vendas!

Como construir autoridade e vender muito mais! 

Ajude as pessoas

Parece simplório dizer que ajudar as pessoas auxilia na construção de uma autoridade. Mas nós temos uma tendência que é de nossa natureza, a termos muito mais confiança em alguém que nos ajudou a resolver algum problema. A construção da autoridade passa necessariamente pela questão de quanto e como você ajuda as pessoas. E não estou me referindo a ajuda que você dá com seu produto ou serviço, mas sim, uma ajuda gratuita, sem o intuito específico de vender. Para exemplificar, alguém que trabalhe com venda de eletrodoméstico, pode construir autoridade mostrando para as pessoas como elas podem escolher o modelo mais adequado, como podem conservar melhor o produto e como podem otimizar sua utilização. Isso tudo, sem o intuito específico da venda. O mesmo vale para todo e qualquer nicho de mercado. E neste quesito, o marketing de conteúdo é fundamental! Encontrar alguma “dor” (necessidade) de sua audiência e resolvê-la, é o primeiro ponto para criar autoridade em seu nicho de mercado. 

Propague seu conhecimento

De nada adianta você querer ajudar as pessoas, se estas não forem impactadas. Para isso, é preciso que você propague seu conhecimento. Para isso, pode usar as redes sociais, sites e blogs, e-mail e qualquer outro canal que faça com que sua ajuda, chegue as pessoas certas. Para isso, você pode usar estratégias de links patrocinados, SEO ou estimular o compartilhamento de seu conteúdo. Aqui, é importante destacar que este item requer paciência e trabalho constante, pois ninguém se torna uma autoridade de verdade da noite para o dia. A propagação de conteúdo é uma estratégia que precisa ser constante e muito bem trabalhada. 

Relacione-se com as pessoas

Se você postou algo no Facebook e as pessoas comentaram, responda. O mesmo vale para o YouTube ou para o e-mail. O relacionamento é fundamental para que as pessoas tenham a imagem de autoridade no que você faz. Seja nas redes sociais ou em qualquer outro loca, é fundamental que você se relacione com sua audiência, para que estas pessoas não te vejam como só mais um. 

Fidelizar

O processo de construção de uma autoridade se dá não apenas pela qualidade, mas também pela regularidade. De nada adianta você se posicionar como uma autoridade durante um tempo e depois, desaparecer. É muito importante que você mantenha a periodicidade em seu conteúdo, para que todos os itens citados acima, possam construir um ecossistema que te trará benefícios em termos de autoridade. 

Perceba que a construção de uma autoridade é um processo complexo e constante, mas que pode trazer benefícios fantásticos para suas vendas. Veja agora como usar a autoridade conquistada, para vender mais! 

Depois que o processo de autoridade foi construído, é possível estruturar seu processo de vendas em cima disso. O primeiro ponto, é usar a sua autoridade para fazer com que as pessoas entrem em sua lista. Isso será fundamental para suas vendas!

Depois que as pessoas estiverem em sua lista, você precisa não apenas oferecer serviços, mas tornar o relacionamento mais estreito. Neste ponto, é muito importante tomar alguns cuidados.

O primeiro ponto, é não estressar sua lista. Mandar vários e-mails em sequência, estressa a lista e reduz sua autoridade. Segure a empolgação e tome cuidado com isso.

Outro cuidado é o de oferecer serviços de real qualidade. Nada compromete mais a autoridade de alguém do que vender algo de baixa qualidade ou que não entrega o prometido. Um único produto de má qualidade, pode acabar com anos de trabalho na construção de uma autoridade.

Tudo isso, baseado num processo constante de construção e de atualização, farão com que sua autoridade seja a base de suas vendas. As pessoas compram de quem confiam e sentem segurança, lembre-se sempre disso! Em meu blog, o você vendendo mais é possível encontrar muito conteúdo sobre vendas, confere lá!

Fabio Nascimento - www.vocevendendomais.com.br
Tags: Vendas, Relacionamento, Confiança
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