• Setembro de 2017
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Aplicativo de fidelização eleva competitividade de varejistas no comércio eletrônico

Criado para ampliar o interesse dos consumidores no comércio tradicional e estimular sua fidelidade às ofertas e marcas de preferência, a Dot Legend, desenvolvedora de aplicativos para o segmento de mobile shopping, criou o Belezuca. O aplicativo é uma ferramenta pioneira de fidelização de clientes no Brasil, em que o usuário é premiado em todos os usos do app e o estabelecimento cadastrado paga na medida em que o consumidor interage com suas ofertas.

“Muita ênfase se dá para o comércio eletrônico virtual (e-commerce) e as ferramentas para estimulá-lo. Mas o comércio tradicional ainda é a melhor fonte de experimentação de um produto e de fidelização de um cliente”, afirma Carlos Matos, que comanda a equipe de Marketing do Belezuca.

Os estabelecimentos interessados devem adquirir Belezucas e cadastrar suas promoções e campanhas publicitárias para interagir com os clientes. Estes, por sua vez, podem baixar gratuitamente o aplicativo e, sempre que aceitarem a interação proposta pelos estabelecimentos cadastrados, ganharão suas Belezucas, que poderão ser trocadas por recompensas posteriormente. Estes prêmios vão desde ingressos para cinemas, passando por créditos para celular, vale-presente de diversas lojas, até jogos para celular. Quanto mais o usuário interagir, mais pontos ele acumula.

COMO FUNCIONA

O lojista que adquire Belezucas tem acesso a uma plataforma de CRM em que poderá estudar seus clientes e selecionar o perfil que deseja atingir com sua campanha de marketing direto (que pode ser criada em formato de publicidade ou promoção).

“Nós fornecemos modelos de campanha pré-formatados para facilitar a aquisição do serviço pelos pequenos e médios varejistas. Entretanto, há a possibilidade de se customizar a campanha, o que pode ser atraente para uma grande rede de varejo, por exemplo”, explica Matos. Após a finalização da campanha hipersegmentada, o software dispara o material e emite relatórios de acompanhamento da efetividade de cada campanha em tempo real.

O investimento inicial no Belezuca é de, no mínimo, R$ 500. Este montante é convertido em Belezucas, que serão entregues aos usuários de acordo com os critérios da campanha.

Matos explica que a adoção do mobile pelos estabelecimentos precisa ser bem planejada. Portanto, é preciso identificar todos os momentos ao longo do relacionamento de uma marca com seu consumidor, para que se faça uma campanha realmente eficiente e estratégica. Este é um dos pilares do Belezuca e também seu grande diferencial.

“Digamos que uma rede de roupa jovem feminina queira estimular a fidelização de suas clientes. Com o Belezuca, esta campanha será apresentada a um usuário do sexo feminino, na faixa de idade apropriada e quando esta usuária estiver nas proximidades da loja. Nesse momento, esta jovem terá acesso ao portfolio de itens dessa rede. Ao entrar na loja, o aplicativo detecta sua entrada, credita pontos à sua conta no Belezuca e pode apresentar uma promoção específica para ela. Ou seja, o aplicativo usufruiu dos três momentos mobile com a cliente e a premiou por cada uma dessas interações: ao ver o portfolio, entrar na loja e comprar algum produto”, exemplifica Matos.

O gestor acredita que o varejista atento às oportunidades de mercado precisa se adequar ao consumidor tecnológico, que utiliza seus smatphones, tablets e outros dispositivos para realizar suas compras. Daí a necessidade de estimular a interação mobile para se tornar competitivo. Mas o varejo ainda está engatinhando neste terreno. Um estudo recente realizado pela Mobility Index (Mindex), publicado pela Pontomobi em parceria com ProXXIma, mostra que das 135 marcas analisadas - pertencentes aos 120 maiores grupos varejistas do Brasil - 51,9% se encontram na categoria Zero Mobile, ou seja, não possui nenhuma propriedade mobile ativa. Estes números reforçam que o mercado de aplicativos de fidelização ainda tem um amplo espaço para crescer.

SOBRE A DOT LEGEND

A Dot Legend é uma empresa especializada em desenvolvimento de softwares e aplicativos de mobile shopping. Além do Belezuca, desenvolveu o BoaLista, reconhecido como um dos destaques de 2012 tanto na Apple Store quanto no Google Play (categoria Aplicativos de Compra). Ele funciona como um assistente mobile que permite criar e gerenciar listas de compras, comparar preços, descobrir novos produtos e encontrar as melhores ofertas em lojas físicas e online.

A empresa também conta com um conselho formado por representantes conhecidos dos setores de varejo, mercado financeiro e grandes consultorias, que contribuem com sua expertise para o desenvolvimento estratégico do negócio, como o ex-VP do Grupo Pão de Açúcar, Hugo Bethlem, Pedro Eberle e Frederico Cunha.

Fonte: Divulgação