Como impedir que a timidez atrapalhe você na carreira Como impedir que a timidez atrapalhe você na carreira
Por Bibianna Teodori

A timidez no trabalho pode ser um grande obstáculo para a carreira e a construção de um verdadeiro relacionamento com chefe e colegas. Apesar de não ser um defeito, mas uma característica pessoal, a timidez pode atrapalhar em alguns contextos. Na hora de argumentar, defender ou expor uma ideia, a pessoa normalmente apresenta sintomas de nervosismo, tremor e trava em sua fala, o que dificulta bastante seu desempenho.

Porém, às vezes ser extrovertido demais é que pode prejudicar. A habilidade está no saber dosar o próprio lado introvertido. As pessoas tímidas são mais reflexivas: quando falam, já pensaram muito e, quase sempre, têm algo inteligente a dizer. É preciso demonstrar que, por trás da timidez, esconde-se uma pessoa capaz e competente. Ter autoestima elevada e acreditar nos próprios pontos fortes também ajudam na construção de um relacionamento no trabalho.

Manter um relacionamento com o chefe, mesmo que cordial, é importante. Deste modo, o chefe entenderá que, ainda que tímida, a pessoa é gentil.  Nas reuniões e nos encontros de trabalho, é essencial sempre procurar falar e enfrentar os medos de se impor. O medo é mais normal do que se imagina. Entretanto, não se pode deixar que ele domine e te impeça de fazer as coisas, de ser quem você é. Você é maior do que ele.

Como vencer a timidez

Para não ter a socialização prejudicada, o primeiro passo é se conhecer e verificar até que ponto a timidez está impedindo de conquistar seus objetivos. E pergunte a si: “Como eu agiria se não fosse uma pessoa inibida?”. É fundamental ser honesto consigo. Não criar desculpas para tentar se enganar, fingir que está tudo bem.

Em algumas situações, uma atitude comum de quem é tímido é assumir compromissos para não recusar um pedido. Outras vezes, não pega uma tarefa para não se destacar.

Passar por um processo de coaching ajudaria muito para se conhecer melhor e superar os seus medos, com o objetivo de ser mais positivo e otimista. Com o coaching, você pode aprender técnicas para melhorar a timidez, através de ferramentas como o ensaio mental, e valorizar seus pontos fortes e de conhecimento.

Outras dicas importantes são: melhorar a postura, cuidar da aparência, andar sempre com  a postura ereta e nada de olhar para baixo. Manter a postura firme transmite credibilidade e autoconfiança. Seja persistente, não esqueça que você conviveu anos com a timidez e não será da noite para o dia que deixará de ser tímido. Acredite em si e siga em frente! Você tem plenas condições de ir adiante e vencer todo e qualquer obstáculo em sua vida.

Finalizo com uma frase de George Kinder: “Cada um de nós carrega dentro de si uma ânsia secreta, que, com o passar do tempo, ao longo da vida, torna-se com frequência um arrependimento secreto. Esta ânsia será diferente para cada um de nós, já que é um traço muito pessoal de autoexpressão. Somente na medida em que, cada um de nós, for capaz de trazer à tona as vontades reais do nosso coração, nossas vidas serão plenas, verdadeiramente válidas”.

Bibianna Teodori é Executive e Master Coach, idealizadora e fundadora da Positive Transformation Coaching.
Tags: Timidez, Carreira, Objetivos, Dificuldades
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
recursos humanos varejo perfil comportamental recrutamento gestão emprego talentos treinamento vendedores rh retenção de talentos sucesso engajamento remuneração processo seletivo carreira comércio profissão equipe de vendas motivação

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront