• Setembro de 2017
Home / Artigos / Marketing

Natura repetirá margem de 2013

Os resultados da fabricante de produtos de higiene e beleza Natura devem melhorar no segundo semestre do ano, já que não haverá tantos feriados, como no primeiro semestre. “A gente está bastante confiante de que teremos uma retomada do crescimento no segundo semestre do ano”, afirmou Alessandro Carlucci, presidente da companhia, durante teleconferência de resultados.

O executivo destacou que as margens do segundo semestre, Ebitda e líquida, deverão ficar no mesmo patamar do segundo semestre do ano passado.

Copa do Mundo

As vendas do segundo trimestre do ano foram negativamente influenciadas pelas paradas ocasionadas pela Copa do Mundo. Levando em conta apenas os dias úteis, segundo o presidente da companhia, as vendas aumentaram ante o mesmo período do ano passado.

“O feriado representa apenas 1/3 das vendas de um dia normal. Fazendo uma conta grosseira, vemos aqui uma queda entre 6 e 7 pontos percentuais na receita”, comenta Carlutti.

No segundo trimestre do ano, as vendas também foram afetadas por um problema de mix de produto, com vendas menores de determinadas categorias. “Mix atrapalhou o segundo trimestre do ano, mas não mostra uma tendência e sim um efeito do trimestre”, comenta o presidente. Ele destaca que os efeitos atípicos, como as menores vendas em decorrência de feriados, não devem se repetir nos próximos meses, o que leva os executivos a apostarem em desempenho em linha com o mercado.

A fabricante Natura anunciou novo reajuste de preços, neste mês, entre 3% e 4%, após elevar os preços em 5% no final de fevereiro.

Com a perda de participação do mercado, analistas, durante teleconferência, questionaram se essa estratégia de preços não prejudicará o crescimento das vendas. “Os aumentos estão em linha com o mercado. A companhia acompanha a evolução de preços no mercado e não, isso terá nenhum efeito na competitividade”, afirmou Carlucci.

Rede Natura

A fabricante de produtos de beleza e higiene poderá expandir o Rede Natura, mas esse não será o principal canal de vendas da companhia, segundo Carlucci. “Não está descartado ampliar isso para outros canais de forma complementar. Estamos estudando possibilidades de iniciativas que complementem a necessidade do consumidor em forma de canal. Mas o nosso foco continua sendo as vendas diretas, com consultores e não por meio de meios digitais”, disse, durante teleconferência de análise para detalhar os resultados.

No programa Rede Natura, cujo piloto foi lançado em 2012, os consultores podem ter sua própria página na internet para vender os produtos da empresa. Depois de um ano e meio de testes nas cidades de Campinas e São José dos Campos, a Natura expandiu o projeto para todo estado de São Paulo.