• Setembro de 2017
Home / Artigos / Marketing

MasterCard SpendingPulse: varejo cresce 0,3% em novembro

O SpendingPulse, relatório de vendas totais no varejo da MasterCard Advisors, apontou um aumento de 0,3% em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado, reflexo do atual ambiente econômico. Segundo o relatório, as vendas do Black Friday não impactaram os gastos do varejo total.

Segundo o relatório, o setor de e-commerce brasileiro se mostra proeminente e exibindo crescimento de dois dígitos na comparação ano a ano. Em novembro, as vendas on-line registraram um aumento de 21,5%. "Esse crescimento do e-commerce teve contribuição do Black Friday, especialmente dos setores de móveis e eletrônicos, que avançaram 54,8% em relação ao mesmo periodo do evento no ano anterior.”, explica Sarah Quinlan, vice-presidente e chefe de mercado Insights da MasterCard Advisors.

Nos últimos três meses, as vendas totais no varejo registraram crescimento médio de 1,5%, abaixo da taxa de crescimento de 2,4% observada no terceiro trimestre. Em novembro, dois setores excederam o crescimento total do varejo: drogarias e artigos de uso pessoal; enquanto combustíveis, vestuário, supermercados, móveis/eletrônicos e materiais de construção tiveram uma taxa de crescimento abaixo das vendas totais.

Ainda a respeito deste cenário, dois dos principais índices econômicos desaceleraram: a oferta de crédito e o índice de confiança do consumidor, que apresentou queda de 6.1%. O índice de endividamento das famílias, entretanto, ainda é estável, mas permanece em níveis elevados.

Considerando esses últimos resultados, Sarah Quinlan afirma que "o ambiente econômico se mantém desafiador. Dessa forma, enxergamos um alto nível de incerteza e esperamos volatilidade nos gastos nos próximos meses. No entanto, ainda temos a esperança de que o Natal irá contribuir para o aumento das vendas", explica.

Sobre o MasterCard SpendingPulse®

Lançado no Brasil no início de 2013, o MasterCard SpendingPulse é um relatório mensal, macro-econômico sobre as vendas de varejo nacionais, e se baseia na atividade agregada de vendas na rede de pagamentos MasterCard, em conjunto com as estimativas para todas as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque. Os relatórios e demais conteúdos do MasterCard SpendingPulse, incluindo previsões estimadas de tendências de gastos, de maneira alguma refletem, contém ou se relacionam com o desempenho real, operacional ou financeiro da MasterCard, ou mesmo dados específicos de pagamento de algum cartão-emissor. A MasterCard Advisors produz relatórios mensais do SpendingPulse que estão disponíveis para os assinantes nos EUA, Reino Unido, Canadá e Brasil, e são entregues à frente de estimativas de gastos no varejo fornecidos por outras fontes.

Sobre a MasterCard Advisors

A MasterCard Advisors, braço de serviços profissionais da MasterCard, oferece aos seus clientes do mundo todo idéias e soluções que impulsionam o impacto nos negócios e ROI. A empresa utiliza análises avançadas e profunda expertise na área de pagamento ao traduzir dados sobre o comportamento do mercado e serviços personalizados. Com mais de 80 bilhões de transações processadas anualmente em 210 países em todo o mundo, a MasterCard Advisors usa informações agregadas e uma abordagem consultiva para ajudar as instituições financeiras, comerciantes, organizações da mídia, governo e empresas de diferentes tamanhos a impulsionar seus negócios. Para mais informações, acesse www.mastercardadvisors.com.

Sobre a MasterCard

A MasterCard (NYSE: MA) www.mastercard.com é uma empresa de tecnologia com foco na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, conectando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e soluções da MasterCard tornam as atividades diárias - tais como: fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças - mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter @MasterCardNews, participe de discussões no Blog Cashless Conversations e inscreva-se para receber as últimas notícias por meio do Engagement Bureau.

Fonte: Portal SEGS