O impacto do logotipo O impacto do logotipo
Por The Retail Challenge

A primeira impressão que uma loja nos transmite, geralmente, prende-se à imagem de um cliente saindo dela segurando uma sacola, um anúncio inserido no jornal do local, ou mesmo um panfleto enviado por mala direta, meios que deveriam, sem exceção, exibir o logotipo da sua loja, logotipo esse que pode desempenhar um papel de tremenda importância na formação da imagem da loja nas mentes dos clientes.

Passos para a criação do logotipo

Procure entrevistar vários projetistas gráficos antes de você escolher o profissional com quem você pretenda trabalhar. Para mostrar os tipos de letras, os formatos, as ilustrações e as cores que lhe agradam, experimente obtê-los cortando-os de jornais e revistas.

Caso seu orçamento não tenha previsto a remuneração a ser paga ao projetista de criação gráfica, você conta com a possibilidade de executar um projeto do logotipo através de letras-decalque disponíveis nas lojas de artigos de artes, que são passadas, uma de cada vez, à superfície de um papel liso. As ilustrações destinadas a combinar com o logotipo podem ser obtidas através de fontes que contenham estampas para recorte, isto é, livretos repletos de arte e isentos de direitos de propriedade, abrangendo relevos, silhuetas e demais padrões de arte de diversos assuntos, desde gêneros alimentícios a flores. Os relevos, adornos, figuras pontilhadas e estrelas constituem uma excelente fórmula para criar um logotipo.

Fatores a considerar na criação do logotipo

Não importa se a criação do logotipo caiba a um profissional do ramo, ou que você mesmo decida executá-lo; certifique-se, porém, de que o logotipo seja dotado das seguintes características:

- Possibilite fácil interpretação. Se uma pessoa for obrigada pensar demais tentando entender o logotipo, ou mesmo observá-lo por um longo tempo, você pode ter a certeza de que ele não trará o êxito que dele se espera. Nomes desenhados, em especial, precisam ser testados quanto à sua ilegibilidade, antes de prosseguir para a etapa seguinte que envolve o projeto final;

- Desenhado de modo a permitir a sua reprodução em inúmeras variedades. Sugestão: O logotipo de sua loja deve proporcionar ótimas produções em preto e branco, já que é provável que você deseje obter fotocópias dele, ou mesmo usá-lo em um anúncio em preto e branco;

- Adaptável a uma variedade de técnicas de confecções de cartazes, tais como néon de exposição, madeira esculpida ou letras em vinil;

- Projetado de modo a poder ter configurações diferentes, isto é, horizontais, verticais, circulares e retangulares, a fim de preencher os requisitos de layout diversos na arte de confecção de cartazes e sinalizações e de layout de anúncios;

- Um reflexo exato da imagem de sua loja, quer ela tenha um toque de jovialidade, de romance, ou seja voltada ao esporte etc.

Utilização correta do logotipo da loja

- Os cartões de visita podem ser impressos mostrando o logotipo, endereço e o número do telefone da loja;

- Os cartões de presente podem ser confeccionados através da fotocópia do logotipo gravado sobre a superfície colorida de um cartão de um estoque, com um furo em um dos cantos, e fixados ao artigo ou à embalagem;

- Os cartões menores contendo informações sobre a mercadoria podem ser confeccionados mostrando o logotipo na parte inferior ou superior, inserindo-se as informações via letras-decalque;

- O logotipo pode ser impresso em adesivos, por sua vez fixados às sacolas de papel destinadas às compras dos clientes, ou fabricado sob a forma de um carimbo de borracha e estampado sobre as sacolas para dar aquele toque especial.

Reproduzido com a aprovação de The Retail Challenge, do International Council of Shopping Centers, New York, N.Y.
The Retail Challenge entrevistou Diane Yokom, presidente da "Yokom Design Consultant Inc.", especializada em imagem do lojista.

Tags: Marketing, Varejo, Varejista, Logotipo
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