Para que serve uma marca? Para que serve uma marca?
Por Giuliano Donini

Certamente conhecemos inúmeros projetos, e diversos muito bem desenvolvidos, no qual a construção da marca não faz parte dos objetivos primários e muitas vezes nem mesmo dos secundários. Abandonadas para um terceiro plano, seja porque não se percebe sua verdadeira importância ou por que se imagina que se gasta e não se investe na sua construção, as marcas nem sempre são tratadas como deveriam.

Negar a importância de uma marca é quase como negar a importância dos nossos próprios nomes. As marcas qualificam os produtos ou serviços, conferem identidade, personalidade, associam valores que podem ser percebidos como diferenciais para os consumidores.

No processo da sua construção tem-se muitos obstáculos a serem vencidos. Não é novidade que pode-se comparar o seu desenvolvimento ao desenvolvimento de uma pessoa. Somos alimentados, educados, somos expostos a situações e vamos aprendendo com as experiências vividas. A marca também precisa passar por diversas fases até atingir o seu ponto de maturação. A grande diferença é que as marcas podem ser rejuvenescidas e transcenderem gerações.

Penso que devemos respeitar quatro pontos base. Identificar, difundir e solidificar um foco associado a marca. Criar uma identidade que personifique seus valores. Conduzir todos os elementos que colaboram para a construção de um imagem de marca coerentes entre si, para jamais termos verdades desmentidas. Ainda, respeitar o tempo de maturação que uma marca necessita para ser compreendida.

Um dos pontos, talvez, mais difíceis na condução deste processo é a coragem de corrigir rotas em eventuais pontos mau concebidos ou desenvolvidos. Porém, sempre tomando muito cuidado com a maturação dos conceitos. Fácil não é, mas a construção de marca pode ser determinante para diferenciar os que lideram uma categoria, daqueles que perseguem o líder.

Artigo sugerido: “O Império das Marcas” – Revista Marketing – Janeiro 2003 (pág. 24 à 31)

Giuliano Donini
Diretor de Marketing – Marisol S.A.
donini.g@marisol.com.br

Tags: Marketing, Varejo, Varejista
Aguarde...
Popularidade: 3.7 (3 Votos)
02/03/2017 - O poder secreto dos gatilhos mentais e do neuromarketing
16/06/2017 - Expo Fórum de Marketing Digital
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
concorrência neuromarketing fidelização atendimento comércio varejista ecommerce crise negócios telemarketing marca vendas marcas varejo relacionamento consumo vitrines marketing branding estratégias

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront