Foco Foco
Por Giuliano Donini

A integração das ferramentas do marketing é que realmente podem conferir uma maior potencialização das ações no mercado. Cada vez mais temos certeza de que os comportamentos mudam e, portanto, as ações daqueles que visam interagir com um consumidor devem ser mais focadas.

Dia a dia, estamos nos percebendo como seres cada vez mais complexos. Talvez pelas mudanças de valores do meio no qual vivemos, nossas individualidades estejam sendo cada vez mais respeitadas. Cada vez menos podemos ser rotulados por estatísticas matemáticas que nos conferiam qualidades limitadas e impessoais.

Mas como fazer para cativar e atrair tantos seres distintos?

Certamente todos que trabalham com marketing ou ao menos com algumas de suas ferramentas devem estar se fazendo perguntas como esta ou ao menos parecidas. A resposta não está publicada em nenhum livro, até mesmo porque não está pronta.

Devemos encantar nosso público-alvo todos os dias, surpreendê-lo e, principalmente, jamais decepcioná-lo. Nossas marcas e produtos deveriam tentar se relacionar com o seu público, criar um vínculo que supere a própria utilidade primária do objeto e respeite a individualidade do ser. Se somos todos diferentes, então, é incompreensível querermos atender a um ser em todas as suas necessidades, pois se assim fosse teríamos marcas e/ou produtos adaptados a somente um único ser neste mundo. Em contrapartida, jamais deveríamos, obcecadamente, visar atender a todos.

Mas então o que fazer?

Focar. Desenvolvermos marcas e produtos visando um objetivo único, atender uma determinada necessidade, ou pequeno grupo de necessidades, de nosso público-alvo. Quando fazemos este movimento certeiro e de forma consistente, seguramente teremos oportunidade de criarmos o vínculo psicológico de uma qualidade que transcende a própria existência do objeto. Se foco não fosse importante, o termo público-alvo não seria utilizado pelos profissionais do marketing.

Giuliano Donini
Diretor de Marketing – Marisol S.A.
donini.g@marisol.com.br

Tags: Marketing, Varejo, Varejista
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