Marca - Por que é necessário avaliá-la? Marca - Por que é necessário avaliá-la?
Por Genadiusz Guterman

1. Marca Definição

O conceito MARCA é adotado pela empresa para identificar a origem de produtos e/ou serviços e distingui-los dos outros.

O registro e divulgação das marcas dos produtos comercializados traz diversos benefícios para a empresa detentora destas marcas tais como: Lealdade a produtos da marca, conhecimento do nome do produto em função a divulgação e qualidade do produto e valorização de ativos da empresa com conseqüente aumento do Patrimônio Líquido.

2. Avaliação da Marca – Finalidade

A Avaliação da Marca tem por finalidade determinar o valor real da marca a ser contabilizado no Balanço da empresa, de um lado no Imobilizado Técnico sob denominação Marcas e Patentes, de outro lado, no Patrimônio Líquido sob denominação Reserva de Reavaliação Espontânea - Marcas e Patentes.

3. Marca – Vantagens

A Avaliação Econômica da Marca desde que elaborada conforme a metodologia aceita internacionalmente permite a empresa obter os seguintes benefícios:

- Aumento do Imobilizado da Empresa;

- Aumento do Patrimônio Líquido da Empresa;

- Redução do grau de endividamento da empresa em conseqüência de aumento do Patrimônio Líquido, facilitando relacionamento com Bancos, Fornecedores, Credores etc;

- Aumento de Valor Patrimonial por cota/ação permitindo alcançar um Valor Econômico da Empresa mais alto para efeito de negociação societária;

- Conforme a Instituição Financeira serve como Garantia de Financiamentos aprovados;

- Crescimento do prestígio da empresa junto a Clientes, Fornecedores, Acionistas (Cotistas), Instituições Financeiras etc;

- Não pagamento de Imposto de Renda sobre o Valor Avaliado da Marca desde que o respectivo Valor seja contabilizado na Reserva de Reavaliação Espontânea do Patrimônio Líquido;

- Aumento de Patrimônio para fins de participação nas Concorrências e/ou Licitações;

- Possibilidade de redução do prejuízo apurado no Demonstrativo de Lucros e Perdas, contabilizando o valor da Marca como Resultado Não Operacional.

Genadiusz Guterman
Guterman Projetos e Consultoria Empresarial S/C Ltda
E-mail: gutermanconsultoria@guterman.com.br
Tags: Marketing, Varejo, Varejista
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