Loja Viva - Construa o seu futuro - 1 Loja Viva - Construa o seu futuro - 1
Por Edmour Saiani

O conceito de plano estratégico para Varejo é menos duradouro que para a indústria. De pensar daqui a dez anos passamos para pensar no ano que vem. Bons varejistas pensam sempre no que vão ser no ano que vem. Se você não pensar em onde quer estar daqui a algum tempo você não vai estar... Para aprender como pensar no futuro adaptei algumas dicas que encontrei na revista Fast Company escrito por David Diamond. Pensando em donos de negócios, claro.

Aprenda ser um ouvinte melhor - "Você não aprende quando você estiver falando. Você só aprende quando você estiver escutando. Um dos benefícios de ficar por aí observando o que está acontecendo à sua volta é que você amplia e refina suas habilidades escutando. Mais da metade dos problemas que o afligem e as oportunidades de crescimento estão na cabeça de quem trabalha para você. Você os paga para isso. Qual o inconveniente então de se contar com as coisas que o pessoal sabe para construir o seu futuro, o do seu negócio e, afinal ajudar a que eles tenham melhor esperança para o futuro deles?

Uma vez por semana, leia uma revista de negócios de uma indústria diferente da sua – Se a sua empresa é uma empresa de alimentação, leia sobre confecção. Se é de confecção, pense em computadores. E entenda o que anda acontecendo por aí. Revistas sempre falam de coisas muito boas ou coisas ruins que acontecem. Por isso sempre se pode aprender lendo-as. Se atribua uma tarefa: achar dois artigos em cada revista que possam ser aplicados ao seu negócio ou provocam um questionamento sobre os processos que você vem usando.

Deixe suas crianças ensiná-lo em um assunto que eles sabem mais do que você - É um exercício maravilhoso de humildade. Você começa a reconhecer que não tem todas as respostas. Passa a dar valor a isso. Todos à sua volta são crianças em algum sentido. Têm criatividade, fazem as coisas à sua maneira e adoram pensar em outras maneiras de fazer as coisas. Ou o que é melhor: outras coisas para fazer. Só não aprenda com as crianças a só perguntar por quê? Seja uma criança teimosa: pergunte sempre por que não? E aí vai criar coragem para fazer coisas que ninguém faz. Elas são a inovação.

Voluntário – Na maioria das atividades voluntárias você é igual a todos, não superior. Se você quiser ajudar tem que exercitar ser liderado. Vai então aprender a como não liderar. Se der sorte, um líder carismático o ajudará a pensar na causa motivadora que o fará continuar como voluntário. E vai pensar que todos os funcionários da sua empresa são voluntários à busca de um líder que os levem ao futuro através de uma causa que eles queiram seguir. Lutar por ela...

Leia o que resiste ao teste de tempo – Em administração só há um guru à prova do tempo – Peter Drucker. A gente aprende lendo qualquer artigo de Peter Drucker. Sempre há luz no que ele fala e sempre há uma visão absolutamente madura de como as coisas vão se comportar em um espaço de tempo que ele nos ajuda a definir. E, melhor ainda, Drucker sempre nos diz como e em que direção nos comportar. Outro que vale a pena ler é Abraham Maslow. Como ele dura! Um comentário de Peter Drucker mais de cinqüenta anos atrás atribui a Maslow a maior mudança de rumos na sua maneira de pensar. “Até então considerava a administração de uma maneira. Só uma. Tudo o que fazia não levava em conta que as pessoas estavam em momentos de vida diferentes. Hoje enxergo cada pessoa com cores, emoções, agonias e ansiedades diferentes.” Não sei se foi isso que Drucker falou quando leu Maslow. Mas que pensou, pensou.

Para terminar, o que dois que duram disseram: Peter Drucker diz sempre que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. E Bernard Shaw foi mais fundo: O mundo é feito de pessoas razoáveis e não razoáveis. Os razoáveis se adaptam ao mundo. Os não razoáveis tentam adaptar o mundo e eles. O progresso só advém dos não razoáveis.

Então, mude de vida. Pegue o timão da sua competência, levante as velas e navegue pelo mundo do sucesso ao futuro. Comece pensando nele já. Semana que vem o ajudamos a construí-lo de fato.

Edmour Saiani
Consultor e Sócio-Diretor da Ponto de Referência, consultoria especializada em varejo.
www.pontodereferencia.com.br
Tags: Marketing, Varejo, Varejista
Aguarde...
Popularidade: 5 (2 Votos)
16/06/2017 - Expo Fórum de Marketing Digital
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
concorrência vendas estratégias marcas ecommerce negócios relacionamento sucesso fidelização crise apps marca ponto de venda branding varejo comércio neuromarketing marketing varejista consumo

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront