O poder da criatividade no universo das franquias O poder da criatividade no universo das franquias
Por Thaís Sampaio

Escolher uma franquia para investir tem se mostrado uma missão cada vez mais árdua. São milhares de marcas disponíveis e, olhando superficialmente, cada uma parece melhor do que a outra. Por isso, sempre digo que, além das vantagens óbvias apresentadas pelo franqueador durante a negociação, você deve observar quais são os valores intangíveis que aquela marca entrega ao seu público. E, olhando por esse lado, ter criatividade para inovar pode ser um diferencial interessante.

Pensando nisso, separei três argumentos que mostram o quanto a criatividade é importante para o sucesso de um negócio, independente de qual seja sua área de atuação. Confira:

A criatividade está diretamente relacionada com a capacidade da marca de fidelizar seus clientes – por mais que muitas empresas ainda cometam erros graves no relacionamento com seus clientes, de maneira geral, não é difícil saber o que eles desejam. Afinal, é o que todos nós queremos: ser bem tratado, ter sua necessidade atendida e ser surpreendido positivamente. E, justamente, nesse último quesito que a criatividade faz toda a diferença. 

As pessoas estão sempre ávidas por novidades e, por mais que já tenham suas preferências, elas gostam de ser surpreendidas, de ter a oportunidade de experimentar algo novo. Por isso mesmo, a empresa precisa ter a capacidade de se reinventar, precisa ser criativa. Dessa forma, manterá seus clientes sempre por perto e, talvez, ainda poderá conquistar um novo público graças ao recente lançamento. 

Com criatividade é possível se adaptar mais rapidamente às novas tendências ou modismos – outra grande vantagem da empresa adotar uma postura criativa refere-se a sua rápida capacidade de adaptação a diferentes cenários. Independente do porte da empresa é sempre interessante que ela se mantenha antenada às tendências do setor em que atua ou, até mesmo, aos virais que surjam por aí. Afinal, alguém já esqueceu a guerra entre McDonald’s vs. Bob’s pelo melhor milk shake de Ovomaltine?

Com criatividade é possível surfar na crista da onda, atender as novas demandas do seu público e ainda se destacar frente aos concorrentes com agilidade e qualidade. 

A criatividade é a mãe da inovação – muito tem se falado sobre a importância da inovação para o mundo corporativo. Algo mais ou menos como: inovação ou morte! Mas, o que muita gente esquece é que a inovação não vem da noite para o dia. Antes dela de fato acontecer existe todo um processo criativo que deve ocorrer para que ao menos uma ideia saia do papel. E não acaba aí, posteriormente, ainda será preciso de um tempo para a maturação e a validação dessa ideia. 

Assim, mais do que simplesmente inovar, a empresa precisa fomentar internamente a cultura da inovação e, para isso, precisa incentivar cada vez mais e em todos os seus segmentos o pensamento criativo. 

Conseguem visualizar como a criatividade é fundamental para que as empresas cresçam com qualidade e sustentabilidade? No mercado de franquias então, onde a concorrência aumenta a cada dia, ela é simplesmente imprescindível. Caso contrário, as marcas podem se tornar obsoletas, fazendo com que não demore para que seu público perca o interesse. Sendo assim, na hora que for escolher uma franquia para investir não deixe de avaliar o nível de criatividade da marca escolhida. Tenho certeza que assim, você não irá se arrepender! 

Thaís Sampaio é sócia-fundadora da empresa de consultoria de franquias A Minha Primeira Franquia.
Tags: Criatividade, Franquias, Empreendedorismo
13/12/2016 - Teoria das Cores é relevante no marketing das empresas
25/11/2016 - 4 atos que explicam como as vendas revolucionaram o Marketing
02/03/2017 - O poder secreto dos gatilhos mentais e do neuromarketing
28/10/2016 - Kodak: Por que marcas fortes nunca morrem?
03/11/2016 - O poder da criatividade no universo das franquias
22/11/2016 - Como deixar seu e-commerce mais atraente na Black Friday
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
marcas empreendedorismo relacionamento branding ecommerce negócios vendas fidelização mobile comércio marca consumo internet estratégias neuromarketing marketing varejo crise varejista concorrência

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront