Gerente ou líder? Gerente ou líder?
Por Jurani Parente

Muitas empresas cometem um erro que considero até primário na escolha de empregados e principalmente gerentes. Na função de vendedor lojista (é brincadeira o que se ver por aí), muitos pensam que quando não se tem uma habilidade profissional, a única saída é ser vendedor lojista. Claro que há muita gente competente, claro que o mercado ainda procura muita gente com capacidade, mas o que se ver muito são os empresários colocando nos cargos de gerentes pessoas de confiança ou vendedores que se destacaram em sua equipe. Será que isso é o caminho certo?

Às vezes, fico observando e me preocupo quando vejo certos gerentes ou chefes imediatos sem o desejo de se reciclarem, não fazem mais cursos por acharem que já sabem tudo, ou por não terem tempo e, que por sinal, a falta de tempo pode até ser uma boa desculpa. O Pior é que muitos perderam o dom de ouvir, saem distribuindo sabedoria mesmo sem ter a certeza que a possuem; porém, como se isso não bastasse, estão sempre rodeados de puxa-sacos, os quais atrapalham o desenvolvimento do grupo.

Para o desenvolvimento de todos, a empresa tem que trabalhar como uma engrenagem perfeita, com empregados competentes e usando todo o potencial de suas habilidades: o máximo possível da intuição, pessoas compromissadas não só com o emprego, mas também com a qualidade do serviço prestado; que tenham compromisso consigo mesmas e, acima de tudo, sintam prazer no que estão fazendo, desde servir um cafezinho a gerenciar um grupo.

É comum se ver nas empresas, empregados achando que estão fazendo favor em realizar determinados compromissos. Existem aqueles que meia hora antes de terminar o horário de trabalho já estão colocando as capas no computador e aguardando a hora de bater o ponto, há outro tipo que enche o calendário de bolinhas, marcando os feriados. Isso pode ser o reflexo de uma empresa sem motivação ou chefes imediatos sem o poder de liderança.

Os líderes enxergam bem mais além do que muitos imaginam, têm uma verdadeira capacidade de extrair de seus comandados forças extraordinárias, conseguem seguidores e, na maioria das vezes, são respeitados, admirados e invejados por muitos; sobretudo, uma das maiores qualidades de comando da liderança é conseguir descobrir talentos nos locais setoriais menos esperados. Portanto, os líderes sabem trabalhar com valores, incentivam a busca permanente de desafios, sabem administrar conflitos e reconhecer qualidades.

Ser líder não significa dizer que precise ser "bonzinho" ou tolerar erros infantis. Líder, acima de tudo, é empregado em cargos de chefia com visão de futuro e (as empresas precisam dessas qualidades), são pessoas com o pé no chão e com capacidade para administrar o presente momento com suas dificuldades.

O líder tem que saber quando deve substituir ou promover alguém. Nunca hesitar, demonstrar que é fraco e medroso, porque o mercado pertence aos ambiciosos: com sede de crescer e sem medo de desafios; mesmo que tenha medo dos obstáculos, enfrente-os. O líder tem que saber transformar as dificuldades em oportunidades reais.

Obter resultados significa saber administrar o tempo, porém não se consegue resultados do dia para a noite e, muito menos, sozinho. Numa boa equipe de trabalho com uma boa liderança é fácil saber colocar em campo os linhas de frente sem que seja necessário subestimar o restante da equipe. No campo do Ferroviário Atlético Clube, em Fortaleza, tem uma frase que diz: "O sucesso de todos depende do esforço de cada um."

Por conseguinte, liderar pode significar ir contra regras e conceitos, quebrar paradigmas e abrir caminhos, significa delegar poderes e saber cobrar resultados. Ações simples como deixar um recado por escrito na mesa de um empregado, telefonar parabenizando ou elogiá-lo na frente de todos pode ser o marco da diferença em deixar para trás, sem rancor, aquelas horas difíceis de resultados fracos.

Líder é sair do escritório, levantar da cadeira e verificar de perto, ajudando e buscando soluções no campo de trabalho, junto com seus comandados. Líder é conhecer a clientela e não ficar apenas aguardando os relatórios de seus vendedores ou empregados; pois, problemas e soluções aparecem a cada dia, e muitos precisam de um acompanhamento com mais atenção. É aquele que reconhece e incentiva a equipe, fazendo com que ela por si só encontre soluções e que suas decisões sejam louváveis. Líder é aquele que não tem medo de ser substituído, ensina e passa tudo que sabe.

Saber dizer não, também é uma qualidade em um líder nato, porque nem tudo que se é solicitado pode ser conseguido, nem tudo que foi planejado pode significar que deverá ser executado, mas para que isso aconteça sem criar conflitos, tudo deve ser claro, objetivo e muito bem entendido. Há certos momentos que o líder tem que tomar decisões rudes e que podem desagradar a muitos.

Procurar ajudar a resolver problemas ou conflitos de seus comandados, mesmo que sejam de ordem particular, pode ser uma necessidade; muitos conflitos particulares atrapalham o desempenho da empresa, o líder deve ter habilidade para distinguir e entender quando o problema não for de processo empresarial.

Aí eu pergunto: a sua empresa precisa de um gerente, chefe ou líder? E você, é o quê?

Jurani Parente
Consultor de vendas e autor do livro "A arte de vender sempre mais"/CE
Tags: Gestão, Varejo, Varejista, Liderança
Aguarde...
Popularidade: 4.2 (8 Votos)
17/01/2017 - A Era do Líder Coletivo
21/03/2017 - A que distância você está do líder que você gostaria de ser?
17/03/2017 - Conheça a trajetória de Elizangela Kioko, diretora geral da Drogaria Onofre
13/06/2017 - Vou abrir uma loja virtual! E agora?
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
atendimento franquias crise econômica dicas treinamento habilidades gestão empreendedorismo equipe relacionamento negócios planejamento varejo varejista sucesso carreira vendas liderança atendimento ao cliente supervisão

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront