O gerente facilitador O gerente facilitador
Por Luiz Cesar Hoeckele

Hoje, no varejo, o alvo é a melhoria das equipes. É claro que baixar custos e aumentar a rentabilidade são fatores essenciais para a permanência da loja no mercado e o futuro da gerência de loja passa pelo aprendizado da facilitação do conhecimento. Hoje todo e qualquer treinamento poderia bem ser ministrado pelo próprio gerente da unidade que para isso, precisará estar apto para tal empreendimento.

Um profissional hoje com esta qualificação tem seu valor aumentado dentro do mercado de trabalho. A grande maioria dos gerentes que aí está tem baixíssimo nível de leitura e pouca predisposição para aumentar seu cabedal de conhecimentos como em treinamentos, seminários e palestras. Estará terminantemente fora do mercado em pouco tempo.

Hoje para se tornar um gerente facilitador é imprescindível o conhecimento das técnicas de vendas e atendimento ao público. Precisará conhecer cada detalhe de uma venda desde a abordagem até o encantamento e a fidelização dos clientes. Deverá conhecer cada detalhe da psicologia de sua equipe e deverá ter o poder de falar e de ser mestre e corrigir os erros sem desafinar a orquestra. O gerente facilitador tem maior cultura profissional e competência interpessoal por isso pode-se esperar dele uma equipe totalmente comprometida e confiante em seu líder. Nunca esquecendo que para podermos ensinar é imprescindível que nos preparemos antes. A leitura aí torna-se tão importante para o intelecto quanto o alimento para o corpo.

Então, senhores gerentes, vamos começar a mudar nossa cultura de trabalho a partir de hoje para que possamos permanecer no mercado, vamos começar a ler um livro, vamos participar de palestras, vamos correr mais e nos preparar melhor.

Ainda hoje, andando por aí podemos constatar que grande parte do mau atendimento dentro do varejo se deve ao fato do próprio gerente não saber o que é mau atendimento. Duvida? Então porque no Brasil o nível de bom atendimento ainda é tão baixo? Sabe porque? Porque se exige do gerente que torne-se simplesmente administrativo. Gerentes de vendas administrativos, mais preocupados com os fins e não com os meios. Aí quando os clientes somem e as vendas caem eles voltam-se para o mercado e culpam a crise, fácil não? Passam mais tempo cuidando da papelada. Da remarcação, dos trâmites internos e esquece da linha de ponta que atende e vende.

Então senhor gerente se você tem um problema na sua loja ou na sua equipe que tal admitir que talvez seja você que não está bem enquadrado. Se você é o gerente de uma unidade de uma rede de lojas e está esperando que o pessoal lá de cima mande alguém treinar sua equipe, esqueça. Que tal você mesmo fazer isso? Que tal você se tornar um super gerente de vendas e de encantar seus clientes com um atendimento supimpa? Sim e você se pergunta como faço isso? Primeiro faça cursos voltados para as áreas de vendas e atendimento além de algum de oratória. Enquanto faz o curso compre um livro sobre os assuntos e ainda aproveite para dar uma olhada todas as semanas em revistas da área.

Existem centenas de sites com matéria extraordinárias em que você pode pesquisar. Mas se você é do tempo que internet é para quem tem dinheiro me desculpe mas você não deveria nem estar lendo esta matéria. E lembre-se que de hoje em diante você deve fazer isso todo dia, toda semana, todo mês, todo o ano e tornar isso uma reza constante e, sabe o que vai acontecer com você? Tornar-se-á um gerente facilitador e terá seu currículum valorizado e não será só isso você começa a incomodar o pessoal lá de cima.

Parece brincadeira, né? Colegas, mas funciona. Tente imprimir na sua carreira mais dinamismo e saia da sua rotina habitual de trabalho e você em breve verá uma grande diferença na sua vida profissional e pessoal pode apostar.

Um gerente facilitador é mais que um simples gerente, ele é um super gerente. E você? É um simples gerente ou um super gerente?

Luiz César Hoeckele
Facilitador, palestrante e líder motivador

Tags: Gestão, Varejo, Varejista
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