Gerindo pessoas no varejo Gerindo pessoas no varejo
Por Fernando Coelho

Sempre gosto de alertar aos meus alunos em sala de aula que os famosos 4ps do marketing (produto, preço, praça e promoção) não serão de grande utilidade se outras variáveis não forem pensadas no processo de gestão de marketing. É preciso compreender a organização e marca em sua totalidade de negócio. 

Hoje é muito importante que o profissional de marketing conduza não apenas a gestão de produto e comunicação, como também acompanhe pessoas, processos e sistema de produtividade da organização, medindo constantemente a reputação da marca para qual presta serviço.

Nos atendo especificamente á variável “pessoas”, é importante que se compreenda de uma vez por todas que o capital humano é um elemento critico para a produtividade. Pessoas desmotivadas ou despreparadas são um tiro no pé para a marca – eles não apenas não renderão o que se espera, como muito possivelmente, afastarão os clientes.

É fundamental pensar na contração dos colaboradores como chave inicial para um bom posicionamento da marca – tem-se de pensar que a linha de frente é o cartão de visita de qualquer marca, logo, envolver o marketing em parceria com a gestão de pessoas no processo de seleção, capacitação, motivação e retenção, é pensar de maneira holística e estratégica.

O marketing nunca foi, e mais do que nunca, é apenas uma função ligada à comunicação. O marketing visa buscar os melhores resultados com todos dentro da organização para que seja possível alcançar o atendimento das necessidades dos clientes e sua satisfação total.

Não se esqueça: seu colaborador é o porta voz da sua marca, o que ele pensa e diz sobre ela, tem muito mais valor que qualquer comercial no horário nobre da TV.

Fernando Coelho integra a Gerência de Comunicação e Marketing da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). É professor da Universidade Estácio de Sá de São Luís, membro do Portal Administrador e Consultor Independente em Marketing e Treinamentos Organizacionais. 
Tags: Gestão de pessoas, Varejo
01/11/2016 - O Varejo consegue pensar simples?
17/01/2017 - A Era do Líder Coletivo
21/10/2016 - Situação atual e projeções dos pequenos negócios no Brasil
17/03/2017 - Conheça a trajetória de Elizangela Kioko, diretora geral da Drogaria Onofre
21/03/2017 - A que distância você está do líder que você gostaria de ser?
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
franquias habilidades inteligência emocional empreendedorismo varejo atendimento ao cliente crise econômica treinamento gestão planejamento negócios supervisão vendas atendimento liderança relacionamento carreira equipe varejista sucesso

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront