O cliente mudou. E sua empresa? O cliente mudou. E sua empresa?
Por Enio Klein

 
A tecnologia move o mundo. Em pouco mais de meio século, novas tecnologias transformaram o ambiente no qual vivemos de forma indelével. Esta transformação alterou a forma com que nos relacionamos em sociedade e a forma pela qual interagimos com o mercado. Sejamos nós indivíduos ou empresas. No início dos anos 90 não havia o telefone celular. Dá para imaginar o quanto este pequeno dispositivo mudou a nossa vida e, consequentemente, nossos hábitos?
 
O consumo é um hábito que muda na medida em que a sociedade se transforma, e nada mudou tanto a nossa sociedade como a combinação da informação com as telecomunicações. Claro que estamos falando da internet e seus incomensuráveis impactos no nosso modo de vida. Não somos mais os mesmos e não nos comunicamos mais da mesma forma. 
 
Estamos mais perto da informação. Ficamos perto de centenas de pontos de venda reais e virtuais. Conhecemos características dos produtos, concorrentes e preços. Estamos mais preparados e cada vez mais conscientes dos nossos direitos e do que podemos exigir de nossos fornecedores.  Seja no ato de comprar, seja no pós-venda. 
 
Este cenário nos faz crer que o mercado se movimentou na mesma direção e com a mesma velocidade, certo? Errado. Não basta somente criar condições para que os clientes interajam com as empresas neste novo ambiente. Não se trata somente de publicidade, propaganda, comércio eletrônico e preços atrativos. É muito mais do que isso. Estamos falando das principais características do novo modelo: rapidez, flexibilidade, diligência no trato das questões do cliente e resposta rápida. 
 
As empresas em nosso país estão demorando a entender isso. A resposta às questões ainda parecem estar no modelo tradicional, cercado de regras de proteção e prazos. Não são leis e regulamentos que irão transformar definitivamente as relações de consumo, mas a pressão competitiva.
 
Empresas rápidas e empresas lentas. Empresas que conhecem seus clientes e aquelas que não conhecem. Empresas que respeitam os clientes e as que não respeitam. Não porque as regras ou leis assim determinam, mas como condição para a sustentação de seu posicionamento e mercado. A relação de dependência e conveniência dos modelos anteriores está definitivamente quebrada. Cabe às empresas mudarem. O desafio permanece.


Enio Klein é gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo.
Tags: Consumo, Hábitos, Tecnologia
09/12/2016 - 5 motivos para investir na excelência no atendimento
16/02/2017 - Varejo: a simplicidade que encanta os consumidores
10/01/2017 - Satisfação do cliente sim! E se compra mais com você, melhor ainda!
07/02/2017 - A Era do Cliente - 3 coisas que o tornam poderosíssimo
Texto da Busca:
Data Inicial:
Data Final:
                   
oportunidades cliente consumidor atendimento ao cliente vendedor pós venda dicas de vendas internet ecommerce excelência no atendimento clientes vendedores varejo vendas atendimento relacionamento dicas consumo tecnologia fidelização

Notícias | Artigos | Motivação | Cases | Feiras | Links | Newsletter | Cadastre-se | Calendário do Varejo | Twitter | RSS | Fale Conosco
© 2017 Copyright Varejista.com.br. Todos os direitos reservados. - Site: SGP Infront